30 de janeiro de 2013

Estrogonofe de carne


Ganhei do filho de uma amiga um caixinha de creme de arroz que não vendem por aqui e pensei bastante no que fazer com essa preciosidade... A única opção de creme de leite vegetal que tenho no mercado local é o de soja, que infelizmente é adoçado e tem gosto de baunilha, ou seja, praticamente impossível de ser usado para fazer receitas salgadas... Como o creme de arroz é sem açúcar e tem um gostinho bem suave, usei-o para fazer uma receita salgada.
Uma receita que faz parte da minha infância...
Minha mãe fazia um autêntico estrogonofe (de carne, claro) em que ela flambava a carne com conhaque, e eu, quando não estava na escola, corria pra cozinha pra ver o espetáculo (ela também flambava bananas fritas com rum, e servia com calda quente de chocolate no lanche das crianças... É, em matéria de comida, ela é bem básica, minha mãe...). E nada de batata palha no acompanhamento! Era arroz branco e só.
Bem, como vocês já devem ter entendido, nesse caso substituí o creme de leite pelo creme de arroz. Além disso, como não sabia exatamente quais ingredientes minha mãe usava para fazer o dela, fiz bem simples, sem muitos temperos (mãe, aproveita e me conta como faz o seu!!!). E servi com arroz e purê de batata.
Não chegou aos pés do seu, viu, mãe, mas ficou uma delícia!


Estrogonofe de carne sem laticínios

Ingredientes:

600g de carne cortada em tirinhas ou cubinhos (pode ser de filé, coxão mole, patinho, etc)
2 dentes de alho picados
Um copinho de rum ou conhaque para flambar
1 vidrinho de cogumelos fatiados
1 caixinha de creme de arroz
3 colheres de sopa de molho de tomate peneirado
1 folha de louro
1 pitada de cominho
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Óleo para fritar a carne

Como fazer:

Tempere a carne com o alho picado. Frite a carne numa frigideira grande, em fogo alto, até dourar. Acrescente o rum ou conhaque. Segurando a frigideira com o braço bem esticado, incline a frigideira um pouquinho para que a chama do fogo alcance o líquido dentro dela, e deixe pegar fogo. Quando a chama acabar, coloque os cogumelos e misture bem. Acrescente o molho de tomate, a folha de louro e o creme de arroz e misture bem, fazendo com que o queimadinho da panela se dissolva completamente no molho da carne. Deixe ferver por alguns minutos. Coloque uma pitada de cominho, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto. Pronto!



3 comentários:

  1. Oi Marina,minha filha teve recomendação da minha médica (homeopata) eliminar o leite de vaca da dieta, não é uma intolerância a lactose como sua mas eventos recorrentes pedra no rim, corrimentos.. Comprei esse creme de leite de de arroz por aqui mesmo em joão pessoa fizemos em uma receita de camarão mas não gostamos. O visual ficou transparente, o gosto assim, assim; por isso pensei em usar o de soja, porém você disse que não fica bom.. chato essas médicas restrições. Se puder e utilizar o leite de arroz posta por aqui tá?
    beijo

    ps; que produtos caros né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, na verdade eu nao tenho intolerancia a lactose, mas sim alergia à proteina do leite, que deve ser o que sua filha tem... onde você conseguiu encontrar creme de arroz aqui em João Pessoa???? Como so usei aquela vez, nao sei te dizer como ficaria com camarão, mas assim que conseguir outra caixinha eu tento algo e te aviso. Ah, e são caros mesmo, amiga, mas pra quem nao pode com leite de vaca, vai assim mesmo :(
      Beijos!

      Excluir
    2. Marina,

      minha filha comprou no extra na epitácio mas acho que tem nos pão de açucar também; diz que é um produto orgânico da isolabio, sem lactose.
      Hoje usamos outro de soja da yoki, o gosto ficou bem melhor mas aparência quase a mesma coisa do outro, só uma textura um pouco mais consistente.
      beijo

      Excluir