7 de março de 2012

Bolo da minha tia


Um tempo atrás eu li num blog uma postagem que tentava polemizar sobre os direitos autorais das receitas. Achei o tema um pouco absurdo, mas depois de acompanhar vários blogs e sites sobre comida, e de aumentar minha fileira de livros de receitas da minha estante, percebo que há sim, uma certa relevância em considerar o autor da receita que se está fazendo, sobretudo se estamos lidando com ferramentas de propagação de informação como a internet. Algumas receitas que vejo, e como, por aí vem (nada mais nada menos) de livros consagradíssimos, como o tal "Dona Benta", do qual já comentei com vocês. Vou parecer propaganda retrô, mas alí está a fonte de todas as receitas que se comem em qualquer casa brasileira normal... Daí, você faz a receita, bota outro nome e diz que é receita sua. Legal?
O que tudo isso tem a ver com a receita de hoje? A receita de hoje eu comi na casa da minha tia (a mesma que me deu o livro acima...) mas não é dela. E quando comentei com ela que iria colocar a receita no blog, do jeitinho que ela me mandou (literalmente, fiz um copiar/colar!), ela foi logo dizendo que a receita não era dela, mas do aluno dela! Então, desculpe aluno, mas a minha receita eu vou chamar de Bolo de Berta.

Bolo de Berta

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo (pode ser usado 1 de integral e 1 de refinada)
2 xícaras de açúcar mascavo
3 ovos
1 xícara quase cheia de  óleo de girasol
4 maçãs descascadas
1 colher de chá generosa de bicarbonato
1 colher de chá rasa de canela (pode  ser substituida por pimenta da Jamaica)
1 colher de sopa mais uma pitadinha de fermento em pó
1 colher de sopa de chocolate em pó (opcional - uso amargo)
Castanhas de caju e do Pará picadas grosseiramente (uso também macadâmia, passas e/ou ameixa seca – o que tenho em casa)

Como fazer:

Peneire e misture o açúcar e a farinha numa tigela, enquanto bate no liquidificador  os ovos,  3 maçãs cortadas e em seguida o oleo. (Uso nessa sequencia batendo primeiro os ovos e acrescentando as maças antes do oleo, pra não virar maionese). 
Depois, adicione o conteúdo do liquidificador na mistura de farinha e açúcar.
Depois de homogeneizados, coloque a canela e o bicarbonato, a maçã restante cortada em cubos ou em lascas, as castanhas e por último o fermento.


PS: Minha tia só não falou que era pra assar em forno pré-aquecido a 180°C por meia hora!

PS 2: Esse bolinho é uma ótima ideia de lanche pros seus filhos levarem pra escola. Minha filha mais velha quando viu os bolinhos falou: "mãe! Você fez bolinho de saia!".


Nenhum comentário:

Postar um comentário