22 de maio de 2011

Receita para o sol


Hoje, acordei com vontade de testar uma receita que tinha destacado nos meus livros para colocar aqui no blog, caso desse certo, mas acabei inventando uma (o que geralmente acaba acontecendo...). Eu já postei aqui uma receita de crumble antes, lembram? Se não lembram, um crumble é um prato assado que geralmente leva frutas como maçãs, pêras ou pêssegos, dispostas em pedaços numa travessa e cobertas por uma espécie de farofa grossa e oleosa, a base de farinha e manteiga. O prato é levado ao forno, até a farofa dourar e as frutas amolecerem. O crumble de hoje tem cara de verão. Depois de uma semana chovendo sem parar, o sol resolveu dar o ar da graça por DOIS dias seguidos (tomara que dure pelo menos mais uns cinco, pra ver se espanta um pouco o mofo, arg!), então brindei-o com essa receita ensolarada.



Crumble de tomate, cebola e agrião

Ingredientes do recheio:
3 tomates bem maduros
2 cebolas médias 
1 dente de alho
1/2 maço pequeno de agrião picado
azeite, sal e manjericão a gosto

Como fazer o recheio:
Corte os tomates e as cebolas em pedaços médios. Pique o dente de alho. Refogue no azeite a cebola por alguns minutos. Acrescente o alho, espere amolecer. Adicione os tomates, mexa bem e tampe a frigideira. Quando os tomates começarem a murchar, desligue o fogo. Coloque sal a gosto, folhas de manjericão picadas e o agrião. Abafe e prepare a farofa.

Ingredientes da farofa:
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia
2 col. (sopa) de gergelim em pó (se usar gersal, não esqueça de não usar sal na receita)
1/4 de xícara de azeite de oliva
tomilho e sal a gosto

Como fazer a farofa:
Misture a aveia, a farinha, o gergelim em pó, uma pitada de sal (se não usar gersal) e tomilho seco a gosto. Acrescente o azeite e misture com as mãos ou uma colher até obter uma farofa grossa e oleosa. Reserve.

Para montar o crumble: 
Disponha numa travessa não muito grande os tomates refogados, juntamente com o líquido do cozimento. Por cima, disponha a farofa de forma uniforme. Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar. Se seu forno tiver gril, asse por 30 minutos e depois deixe no gril por mais 10 minutos (não deixe a forma muito próxima ao gril, para não queimar a farofa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário