26 de dezembro de 2010

Pão de chocolate


Hoje foi dia de fazer pão. E lembra daquela receita que não acertei antes? Pois resolvi refazê-la, só porque fiquei devendo. Das coisas que gosto de fazer e comer, o pão é talvez minha preferida. A receita desse pão tirei de um livrinho que minha mãe me deu intitulado "Pains et Brioches", de Philippe Chavanne. Apesar de só levar farinha branca (sempre faço pão integral), resolvi tentar, pelo fato de ter cacau na massa e de ser muito simples, mesmo.
Tudo bem, essa não é exatamente uma receita específica para quem não pode ingerir laticínios, já que não leva nenhum, mas ficou tão gostoso que achei simpático compartilhar. Aqui vai a receita original (traduzida, claro...). Apesar de ser uma receita classificada no livrinho como "doce", o pão não fica muito doce.



Pão de chocolate

Ingredientes:

450 g de farinha de trigo
1 pacotinho de fermento seco para pão
25 g de açúcar mascavo
25 g de cacau
1 col. chá de sal
1 col. sopa de óleo
água morna (aproximadamente 1 xícara)


Como fiz:

Misture os ingredientes numa bacia. Faça um buraco no meio e adicione o óleo. Misture com um garfo e vá acrescentado a água até conseguir trabalhar a massa com as mãos. Vá acrescentando água até a massa se tornar lisa e homogênea. Sove a massa por alguns minutos e coloque-a numa travessa untada. Deixe crescer por 1 hora ou até a massa dobrar de volume. Sove novamente a massa só para expulsar o excesso de ar e coloque a massa numa forma de pão untada. Deixe crescer por mais 30 minutos e asse em forno pré-aquecido a 220°, por meia hora.


Observação: quando minha mãe leu aquele post sobre o pão que não deu certo, ela me mandou uma longa explicação sobre o que pode fazer um pão não dar certo. Basicamente, a culpa sempre é do fermento. Antes de fazer um pão, eu costumo testar o fermento: faça um "mingauzinho" misturando um pouco de água morna, farinha e açúcar. Coloque dentro o fermento seco. Espere alguns minutos. Se borbulhar, o fermento está vivo. Se depois de 10 minutos nada acontecer, desista do pão, pois o fermento não está bom. Você pode usar o mingauzinho com o fermento diluído sem problemas, considerando a quantidade de água que você pôs nele. E não esqueça: água muito quente mata o fermento, então sempre use água que dê pra colocar o dedo dentro e deixar sem sentir incômodo!

2 comentários:

  1. Sério? receita simples? pelo visto tenho muito que aprender, principalmente por adorar pão.

    beijão

    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Márcia! Essa receita é simples, sim! Tenta fazer pra você ver!
    Beijos!

    ResponderExcluir