20 de novembro de 2010

Quando não se acerta o pão


Resolvi fazer um pão de chocolate para levar pra prima que teve neném. Mas... apesar do fermento estar na validade, do calor estar quase insuportável, de ter feito a mesma receita antes com total sucesso e de ter feito tudo com muito amor, o pão não cresceu. Não sei explicar o que aconteceu com o pão, mas o que posso dizer é que ver a massa alí, estática, por horas, é tão ruim quanto ser traído por um amigo.
Alguém aí consegue me explicar por que às vezes na cozinha as coisas têm tudo pra dar certo e no final, simplesmente não dão?
Para me consolar, resolvi fazer uma receita de bolo de peras e especiarias que há muito tinha lido no Blog da Rita. A receita não é complicada, mas requer, digamos assim, uma certa concentração...



Não vou me atrever a escrever a receita aqui neste post, pois não dá pra ser mais didática e completa do que uma receita da Rita Lobo, portanto, esta é a receita do bolo.
A diferença da minha receita para a dela é que ao invés de 3 peras, usei duas peras e uma maçã, por razões absolutamente circunstanciais, nada premeditado. E também não cortei as fatias bem fininhas, como ela pede, mas sim cortei fatias de mais ou menos 5 mm de espessura. Na hora de despejar a massa sobre as frutas, acabou passando massa por baixo das fatias e ficou tudo meio misturado. Acho que por causa disso, o bolo não ficou seco, como Rita diz no post que fica. Pelo contrário, ficou bem macio e úmido. Rita, desculpa aí, tá?


O pão? Vou tentar de novo, prometo, e coloco a receita por aqui.


Um comentário:

  1. "Alguém aí consegue me explicar por que às vezes na cozinha as coisas têm tudo pra dar certo e no final, simplesmente não dão?"

    Bom , não posso lhe ajudar amiga simplesmente porque essa é a situação é muito comum na minha cozinha, o "às vezes" é raro(rs, rs,)
    abração

    Márcia

    Ps: adoro pão, manda aí uma receita bem simples.

    ResponderExcluir