10 de outubro de 2010

O improvável

Eu fiz um cheese cake.


Isso mesmo que você viu: aquela torta a base de queijo e geleia. Está pensando que eu enlouqueci de vez? Então deixe-me explicar. Essa torta foi todo um processo de desconstrução de meus paradigmas. Por muito tempo me lamentei porque nunca mais na vida voltaria a comer cheese cake. Essa sempre foi uma de minhas sobremesas favoritas, e depois que desenvolvi alergia à proteína do leite, me conformei em dizer adeus à sobremesa. Mas... no fundo, no fundo, sempre achei que teria um jeito não muito deturpado de fazer uma versão sem laticínio. Como poderia fazer cheese cake sem usar uma grama de laticínio?



Aproveitei a transgressão e mudei de receita de massa também. Aquela receita de massa que uso para fazer as quiches costumam ser A receita de massa de torta aqui em casa. Todas as vezes que tentei usar outra receita, a massa ficou dura demais, ou seca, ou simplesmente ruim, enfim, um fiasco generalizado. Pra não errar, resolvi usar aquela receita sempre, inclusive em tortas doces (é só acrescentar duas colheres de sopa de açúcar na farofa úmida). Mas dessa vez resolvi arriscar. Usei como ponto de partida uma receita de cheese cake do livro "O livro essencial da cozinha vegetariana" da editora Paisagem. Diga-se de passagem, esse livro é lindo, cheio de receitas originalíssimas.

Da receita original aproveitei quase à risca a massa. Achei a ideia de colocar aveia em flocos na massa simplesmente demais (a minha cara, não?). E o resultado final ficou muito bom mesmo. Em relação ao recheio, a receita original pede queijo cremoso, ricota, sour cream, eita! Então resolvi misturar queijo de iogurte e creme de leite de soja pra ver no que dava. O resultado, só comendo pra acreditar. Depois de assada, obtive uma massa aerada, macia, firme. Enfim, vejam a receita!




Cheese cake de soja

Ingredientes da massa:

125g de manteiga
100g de aveia em flocos finos
100g de biscoitos doces triturados (eu usei aqueles de coco, retangulares, que tem um coqueirinho no biscoito, sabem qual é?)

Como fiz a massa:

Derreta a manteiga numa panelinha. Misture a aveia, o biscoito triturado e a manteiga derretida até obter uma farofa úmida. Forre o fundo e as laterais de uma forma de 22 cm de diâmetro com a farofa, pressionando com os dedos. Reserve.




Ingredientes do recheio:

200g de queijo de iogurte de soja feito assim (essa quantidade é obtida a partir de 1 litro de iogurte)
1 caixinha de 200g de creme de leite de soja
4 col. (sopa) de açúcar
1 ovo
1 col. (sopa) de farinha de trigo

Como fiz o recheio:

Bata na batedeira o queijo e o creme de leite juntamente com o açúcar. Quando o açúcar tiver se dissolvido inteiramente e o creme estiver bem fofo, acrescente o ovo. Bata mais um pouco e, sem parar de bater, acrescente a farinha.

Para montar a torta:

Despeje o recheio por cima da massa da torta. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por meia hora. O cheiro da massa assando é indescritível... Desligue o forno e deixe a torta esfriar dentro do forno. Quando a torta estiver fria, coloque geleia do sabor de sua preferência por cima delicadamente, e leve à geladeira para gelar. Eu usei geleia de framboesa, clássica.



Moral da estória: nunca desista de lutar pelo que você quer muito!


Um comentário:

  1. Marina, gosto muito quando coloca as "saídas" nas receitas para gente como você que tem alguma restrição alimentar. Odeio ver algumas amigas(incluindo minha irmã) que não comem carne, mas que tem muitas dificuldades na substituição e terminam por comprometer a saúde. Uma amiga em particular que a muito naõ comia carne , este ano radicalizou e não come animal nenhum, introduziu a soja mas o dia a dia(trabalho, familia) impede uma regularidade na preparação; aí ela vive comendo ovo no almoço.. tô vendo a hora ela ter um troço.
    Vixe, ficou grande vá desculpando aí o desabafo.

    abraço

    Márcia

    ResponderExcluir