3 de outubro de 2010

Molho de tomate


De vez em quando, os jornais divulgam resultados de pesquisas sobre a qualidade de certos grupos de alimentos. Alguém aí já leu sobre a qualidade dos molhos de tomate? É de arrepiar os cabelos. Marcas renomadas são as primeiras que aparecem nas listas negras: muito sal, pouco tomate, muito conservante, asa de barata, irc! Por causa disso, de uns tempos pra cá resolvi comprar passata de tomate no lugar dos molhos de latinha. As passatas são feitas com poucos ingredientes além de tomate. Geralmente são importadas e vem em garrafas de vidro. E quando tenho tempo, e consigo um bom estoque de tomates orgânicos (o que é raro aqui por essas bandas), eu mesma resolvo fazer molho de tomate caseiro.
Esse final de semana eu ainda estava com mais de um quilo de tomates maduros dentro da geladeira, que comprei há 15 dias daquele meu colega agricultor (aquele das bananas e da macaxeira). Esperei eles ficarem bem vermelhinhos e na hora certa botei na panela. Dessa vez, tudo que usei era orgânico. Pra fazer molho, não tem mistério. Basta tempo e carinho (mas veja bem, muito carinho e pouco tempo não resolvem...). Vamos lá.



Molho de tomate caseiro

Ingredientes:

1 quilo de tomates maduros
1 cenoura grande ralada
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1/2 pimentão picado
1/2 pimenta de cheiro
Azeite
1 pitada de açúcar
Sal, pimenta, manjerona, páprica doce e picante a gosto

Como fiz:

Coloque uma panela grande com água no fogo. Quando a água ferver coloque os tomates limpos inteiros dentro da água. Espere um ou dois minutos e retire os tomates da água com uma escumadeira. Deixe os otmates esfriarem e retire a casca dos tomates com a ajuda de uma faquinha. Vá fazendo isso em cima de uma travessa, para recuperar o caldo que escorre dos tomates na hora de descascá-los. Corte os tomates descascados em pedaços grosseiros.
Numa panela, refogue a cebola, o pimentão, a cenoura e o alho. Quando tudo amolecer, acrescente os tomates picados e o caldo. Misture tudo muito bem e deixe refogar em fogo baixo por alguns minutos, em panela tampada.
Acrescente o açúcar, misture bem. Acrescente a majerona, a pimenta de cheiro e as pápricas, misture bem. Deixe refogar mais um tempinho, na panela bem tampada. Se o caldo secar demais, acrescente água quente aos poucos.
Quando o tomate estiver bem desmanchado, coloque sal e pimenta a gosto e desligue o fogo. Você também pode usar outros temperos, como orégano, manjericão, tomilho, cheiro verde... Use sua imaginação!



Para guardar o molho, escalde vidrinhos com tampa e deixe-os secar em cima de um pano de prato. Coloque o molho nos vidros secos e tampe bem. O molho pode ser congelado.



2 comentários:

  1. Acho que esse colega vai virar uma celebridade por aqui. Ele vende esses produtos em JP?

    Tenho uma pé de pimenteira que só serve para presentear os amigos, não sou muito chegada, mas visualmente elas ficam lindas e parecem com seus pés de pimentões uma produtividade altíssima.

    abração

    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Márcia!! Realmente, estava mesmo sentindo sua falta, minha leitora mais assídua. Bem... será que consigo responder todas as suas perguntas... Vamos lá. O bolo de macaxeira é superrrrr calórico, pode ter certeza, ahahah! O colega de trabalho produz pra consumo próprio mas as vezes sobra um monte... Posso te falar o que ele tem, quando tiver, ok? Os orgânicos que minha amiga mandou são de Brasília, snif... Ainda tenho rapaduras se quiser, eheheheh!
    Acho que foi tudo, né? Se tiver esquecido alguma coisa, me avisa!
    Beijos e obrigada pelo carinho...

    ResponderExcluir