14 de setembro de 2010

Para as amigas chiques


Queridos leitores... Hum, parece que tenho muitos, né? Mas enfim, queridos alguns leitores que me acompanham nesse blog,

Como diria a Alcione, não vou deixar o samba morrer. Esse querido blog anda cheio de teias de aranha, mas eu não desisti, eu avisei que não desistiria. Já faço planos pra minha aposentadoria, e um deles é postar pelo menos uma receita por semana nesse blog querido. Enquanto isso não acontece, vou postando quando dá, ok? Paciência...
Pensando nas minhas amigas finas de BSB, que vão ao SPA e se reúnem no local mais chique do planeta (aquele francês da Asa Norte que não vou dizer o nome pra não parecer propaganda barata), hoje fiz para o almoço uma receitinha que é das minhas preferidas. Uma versão chique, muito chique, do nosso feijão-com-arroz de cada dia. Cuscus marroquino com grão de bico. O que tem a ver com feijão-com-arroz? Vamos lá... O grão de bico é uma leguminosa, portanto equivale ao feijão. O cuscus marroquino é feito de trigo, então é um cereal, equivalente ao arroz. E o que é igual a leguminosa + cereal? O quê? Aminoácidos complementares que podem até substituir a carne numa refeição. Eu sei, eu sei... esse negócio de substituir a carne por arroz com feijão não entra na cabeça, então, por isso, fiz também um franguinho, e o todo ficou assim:



Apesar da finesse do prato, é muito simples de fazer. Eu preparo tudo separadamente e sirvo tudo junto.

Para o grão de bico:

Coloque de molho durante a noite uma xícara de grão de bico. No dia seguinte, escorra a água do grão de bico e cozinhe na panela de pressão por meia hora com bastante água e uma folha de louro. Depois de cozido, refogue cebola, alho, bacon (sim, sim, um pouquinho, vai, sem preconceito), pimentão, tomate, tudo picadinho. Vá acrescentando o grão de bico com um pouco do caldo do cozimento até colocar todo o grão de bico na panela. Deixe engrossar o caldo um pouco, tempere com sal a gosto e desligue o fogo.

Para o frango:

Naquela etapa em que o grão de bico está na panela de pressão, prepare o frango. Refogue cebola e alho picados no azeite. Acrescente coxas e sobrecoxas de frango ao refogado e deixe na panela até dourar, virando de vez em quando. Quando o frango estiver dourado, polvilhe-o com farinha de trigo e mexa bem na panela. Coloque um pouco de água ou caldo de frango (caseiro, por misericórdia...), um pouco de extrato de tomate e tampe a panela. Deixe o frango ficar macio, coloque sal a gosto, desligue o fogo e reserve.

Para o cuscus marroquino:

Coloque duas xícaras de água para ferver (eu usei caldo de frango caseiro, que faço assim, mas você pode usar água mesmo) com um fio de óleo. Quando a água ferver, desligue o fogo e coloque uma xícara de cuscus marroquino* na água. Mexa um pouco e deixe descansar por pelo menos meia hora, até os grãos incharem e a água ser toda absorvida. Enquanto isso você poder tomar um banho, ligar para uma amiga ou simplesmente fazer uma máscara de beleza. Depois do tempo de descanso, acrescente duas colheres de sobremesa de manteiga e sal no cuscus e mexa bem, até a manteiga derreter e os grãos de cuscus se soltarem.



Para servir, é só colocar tudo juntinho no prato e pronto. É de comer sem culpa, se achando super saudável e chique! As minhas meninas adoram!




* Aqui em João Pessoa a gente pode encontrar o cuscus marroquino pra vender nos supermercados mais caros, se é que vocês me entendem...

Um comentário:

  1. Hum... Sempre achei tão difícil cozinhar grão de bico que confesso que, quando comemos, raramente, compro em lata. Mas com essa inspiração, sábado já tenho cardápio. Iupi!

    ResponderExcluir