26 de junho de 2010

Tofu ou não tofu, eis a questão...

Vamos ser sinceros. Tofu, só come quem quer. Tem gente que até gosta, mas nunca ouvi alguém dizer "ai, eu sou louco por tofu!". Dentre os não vegetarianos, não conheço ninguém que coma. E dentre os vegetarianos, podendo escolher, não escolhem tofu.
Já li e ouvi que, nutricionalmente, tofu não substitui a carne. Também não vamos dizer que tofu é queijo, né gente? Queijo é queijo, tofu é tofu. Então, pra que comer tofu?
A soja é uma leguminosa que tem alta taxa protéica, é rica em cálcio, e ferro. Até aí, nenhuma novidade. O que muita gente não sabe é que de todos os derivados da soja, o tofu é a melhor opção para consumo, pois concentra os nutrientes da soja ao mesmo tempo em que elimina substâncias indesejadas, como os fitatos.
Respondendo mais diretamente a pergunta, pra quem não come laticínios, o tofu representa mais uma fonte de cálcio, e com boa vontade e mente aberta, pode, sim, substituir o queijo em algumas preparações.
Tofu, aqui em casa, só pra corroborar o que disse na abertura desse post, só quem come sou eu. Então, quando abro um pacote sempre acabo jogando um pouquinho de tofu no lixo (aquele restinho de receita que fica na geladeira por dias, esquecido no fundo da prateleira de baixo). A receita que trago aqui foi a solução que encontrei para deixar o tofu na geladeira e ir comendo aos poucos, não só como acompanhamento de uma refeição sem carne mas também como complemento de saladas e sopas. Até minhas filhas gostaram!


Tofu empanado

Ingredientes

1 pedaço de tofu firme de 250g
1/2 xícara de água
1/2 xícara de shoyu
1/2 cebola picada
suco de uma laranja
1 ovo batido
farinha de rosca
sal
óleo para fritar

Como fiz:

Faça uma marinada com a água, o shoyu, o suco de laranja e a cebola picada. Corte o tofu em cubinhos e coloque-os na marinada por aproximadamente uma hora. Coloque o ovo batido em um prato fundo e misture a farinha de rosca com sal a gosto. Disponha a farinha de rosca em outro prato fundo.
Retire 1/3 dos cubinhos da marinada, passe-os pelo ovo batido e depois pela farinha de rosca. Frite-os em pouquíssimo óleo (eu praticamente só unto uma panela antiaderente), virando-os constantemente para dourar uniformemente os cubinhos. Repita a operação com os outros dois terços dos cubinhos.
Você pode optar por cortar o tofu em fatias finas ou pedaços maiores. Os cubinhos são mais práticos para serem usados em saladas ou sopas (no lugar de "croûtons").
Os cubinhos ficam na geladeira por alguns dias, se guardados em pote bem fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário