24 de junho de 2010

Aqui começo



Minha mãe sempre estava na cozinha. Essa é talvez a maior lembrança que tenho da minha infância. Lá em casa tinha o prato do domingo, o prato do sábado, a sobremesa especial, o lanche de dia de chuva, e vários pratos especiais que ficaram na minha memória visual e gustativa: batata frita (minha mãe cortava em chips, e não em palito. Imaginem o trabalho...), lasanha, delícia de abacaxi, torta de limão, banana flambada (só o espetáculo da flambagem já valia as bananas...), “beignet de pomme”...

Hoje eu não poderia comer muitos dos pratos deliciosos da minha mãe, pois desenvolvi uma alergia à proteína do leite na minha segunda gravidez.

Mas... como sou inconformada por natureza, me arrisco a imitar suas receitas e várias outras terminantemente proibidas no meu cardápio substituindo os laticínios por leites vegetais e seus derivados. Minha própria mãezinha torce um pouco o nariz para essas minhas invenções, mas às vezes até come tudo com gosto...

Esse blog é sobre isso. E resolvi deixar registrado seu tema logo no primeiro post pra que ninguém se engane. Esse não é mais um blog de receitas, mas sim uma forma encontrada para registrar e compartilhar algumas alternativas (e receitas, claro) usadas por mim para aqueles que não podem ou não querem comer laticínios.

Apesar do tema central, como mãe, mulher, filha, amante da vida e do mundo em que vivemos, é quase certo que vou desviar do foco várias vezes!

Um comentário:

  1. Muito bem, lindona!
    Passo rapidinho para uma espiadela, depois vou me esbaldar.
    Você escreva sobre o que quiser, que estarei aqui acompanhando. Aliás, era isso que queria te dizer desde o início. Pra mim o blog é uma espécie de diário, com o detalhe de ser público desde o princípio, ainda que não saibamos muito quem pode estar ali do outro lado.
    Vida longa e produtiva.
    beijão,
    Adriana

    ResponderExcluir